Início Saúde e Bem Estar Corrida alivia o estresse do dia a dia

Corrida alivia o estresse do dia a dia

851
1

Existem momentos em que a rotina diária e as cobranças pessoais no trabalho ou até mesmo na família faça elevar o nível de estresse nas alturas, transformando a situação em um cenário quase insustentável, causando desmotivação, queda no rendimento, ansiedade e mau-humor. Mas calma, existem formas simples de diminuir a ansiedade e passar por fases difíceis sem maiores problemas. Destacamos o esporte que é considerado o mais democrático de todos: a corrida.

Em uma matéria publicada no site Lottoland, foi realizada uma pesquisa recente nos Estados Unidos, mostrando que até 80% dos entrevistados já passaram ou passam por algum tipo de estresse, comprovando que este é um dos grandes males deste século XXI e também um grande fator de risco para doenças.

A corrida de rua, por se tratar de um exercício aeróbio é excelente para melhorar as funções cardiovasculares e pulmonares do corpo, liberando serotonina e endorfina na corrente sanguínea, hormônios responsáveis pelo alívio do estresse e pela sensação de bem-estar, aquela que melhora o humor. Além disso, como o ócio libera cortisol – hormônio que produz a ansiedade –  a corrida acaba ativando diversas áreas do cérebro, o que faz com que você foque nas passadas e se esqueça dos problemas.

Sem mais delongas, apresentamos os motivos pelos quais queremos te fazer esquecer um pouco dos seus problemas e, de quebra, convencê-lo a calçar o tênis e ir para rua. Confira aqui os cinco benefícios da corrida de rua para a sua vida.

Autoconfiança: Ao se impor desafios, independentemente de quais tamanhos seja, o ser humano consegue abstrair da atividade algo que antes parecia inatingível. É a partir daí que a frustração e o desânimo perdem seu espaço, dando lugar à autoconfiança.

Protege a mente: Um dos benefícios da corrida de rua é que ela estimula o cérebro, principalmente o humor e a memória. A atividade deixa a mente mais “leve” e pronta para os desafios, ampliando também a capacidade cognitiva e a prevenção contra o Alzheimer.

Fazer amigos e ser mais sociável: A corrida de rua é também uma importante ferramenta para construção de uma atividade social. É também uma oportunidade conhecer novas pessoas e criar novos amigos.

Foco no presente: Uma das formas de se livrar do estresse é se concentrar no agora, buscando esquecer as emoções negativas do passado, ou até mesmo, de pensar nos problemas do dia seguinte. Focar no seu treino fará com que os resultados sejam mais perceptíveis e que você ainda consiga correr melhor.

Positividade: Esquecer os problemas e o estresse da rotina por alguns minutos ou horas gera o aumento da sua autoestima e da sua autoconfiança. E isso implica em mais resistência para encarar os quilômetros que vêm pela frente e porque não, das atividades diárias.

Concentração: Atividade física no geral ajuda a manter as habilidades mentais renovadas, é o que comprovam pesquisas científicas, nos quais apontam que a realização de atividades esportivas regulares pode fornecer benefícios para melhorar a concentração e principalmente a memória.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here