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Rotina de exercícios para manter a forma em casa durante a quarentena de Covid-19

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Em apenas meia hora, você pode realizar esta série de exercícios que lhe permitirão manter sua forma física, com o peso do seu corpo ou com um pouco mais de força ou resistência

Com o governo da Pernambuco aplicando novas medidas visando combater o Coronavirus, a população deve ficar em casa para reduzir infecções e minimizar o impacto do Covid-19. A determinação, válida a partir do próximo sábado (21) foi anunciada durante um pronunciamento do governador Paulo Câmara (PSB) nesta quinta-feira (19), ordenando o encerramento das atividades em shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia para tentar conter o avanço coronavírus no Estado. Até essa quarta-feira (18), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou que 22 pessoas estavam infectadas pela doença em Pernambuco, e 364 casos estão em investigação.

Embora ainda não exista restrições que impliquem em dar um passeio, correr, andar de bicicleta ou fazer caminhadas ao ar livre, o ideal é que todos, na medida do possível, fiquem em suas casas confinados, para que possamos reduzir o avanço do Covid-19 e, apesar do isolamento ser primordial neste momento, isso não é desculpa para não podermos continuar mantendo uma vida saudável e ativa nos dias de hoje. Existem infinitos recursos que nos permitirão continuar a obter os benefícios indubitáveis ​​que o esporte supõe para a nossa saúde também em casa e, por que não, nos ajudar a tornar esse período mais suportável sem sair.

É amplamente demonstrado que a falta de mobilidade , quando prolongada por longos períodos de tempo, pode causar problemas de rigidez articular, perda de força e massa muscular , aumento de problemas respiratórios, problemas circulatórios, etc. Além disso, essa falta de mobilidade pode afetar nosso estado mental.

Para iniciantes, temos uma infinidade de ‘aplicativos’ para praticar esportes em casa. Recentemente, a Prefeitura do Recife lançou o aplicativo Movimenta Recife, que tem o objetivo de estimular e orientar a população a praticar exercícios físicos sem sair de casa. O aplicativo faz parte das 112 medidas já anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio para a contenção da Covid-19, e foi elaborado para minimizar o impacto da suspensão do funcionamento das Academias Recife, das Academias da Cidade e do Caminhão da Malhação, além da recomendação da suspensão do funcionamento das academias de ginástica privadas.

Lançado pela Prefeitura do Recife, o app Movimenta Recife contém videoaulas de ginástica e dança ministradas por profissionais de Educação Física (Foto: Marcos Pastich/PCR)

Outro recurso que podemos escolher é: caminhar, entre os extremos mais distantes da casa, por cinco minutos a cada hora. Uma boa alternativa, se você não tiver um espaço razoável, é a “caminhada simulada”, ou seja, caminhar sem avançar, levantando os joelhos alternadamente.

Existem vários exercícios que podemos fazer com facilidade e para os quais precisaremos apenas do nosso próprio peso. Se você está mais acostumado a praticar esportes, pode adicionar algum peso ou resistência com uma mochila nas costas com objetos dentro (controlar o peso com a balança de banheiro) ou usar algumas garrafas de água, caixas de leite … É importante definir uma rotina . Existem muitos exemplos, mas basicamente você deve considerar o seguinte:

  • Nós nos aquecemos com uma atividade simples. Cerca de 2 minutos de corrida simulada leve ou, se preferir, pular cordas.
  • Fizemos duas ou três séries de exercícios básicos, como 10 agachamentos, 10 abdominais e 10 bíceps com algum peso.
  • Acabamos fazendo duas ou três séries de exercícios que exigem mais esforço, por exemplo, 10 flexões ou 10 burpees.
  • Você pode terminar com uma boa série de alongamentos por cinco ou 10 minutos.

Em apenas meia hora, você pode executar um bom lote de exercícios que lhe permitirão manter sua forma física durante essa quarentena. É importante variar os exercícios e não fazer a mesma coisa todos os dias, além de tentar estabelecer um tempo fixo para os exercícios.

Além disso, existem outras diretrizes básicas durante a sua estadia em casa:

  • Esqueça a cama e o sofá. Não se trata apenas de se exercitar, mas de respeitar as horas habituais de descanso e de não passar mais tempo na cama.
  • Controle o que você come. Quanto menos movimento, menos calorias gastamos. Ajuste suas necessidades. Continuar a comer uma dieta saudável e saudável não é de todo incompatível com a quarentena.
  • É importante estabelecer uma rotina de exercícios baseada em nossas possibilidades reais e trabalhando em quatro habilidades básicas: flexibilidade, velocidade, resistência e força.
  • Obviamente, se estamos doentes ou com sintomas de coronavírus, esqueça os esportes.

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