Você pode sentir a necessidade, pode ser chamado de altruísmo ou pode simplesmente querer doar sangue. Os hospitais precisam de sangue diariamente, e é importante que estejamos sejamos doadores e, na verdade, incentivarmos todos a fazê-lo.

Em geral, mesmo que tenhamos uma saúde acima da média por praticarmos atividades físicas, a doação pode afetar nosso rendimento ao realizar algum tipo de treinamento. Em geral, não há problema se seguirmos o conselho certo e nos recuperarmos da melhor maneira possível. Mas é importante que saibamos que, após uma doação, não podemos começar a correr imediatamente. Observe abaixo a doação afeta você e algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto.

Após a doação de sangue, o seu sistema imunológico sofrerá alterações:

  • Em geral, a capacidade de transportar oxigênio para os músculos é reduzida, pois há uma diminuição da hemoglobina devido à doação.
  • A concentração de ferro do nosso corpo também diminui.
  • O ferro é um elemento-chave em vários processos relacionados ao nosso desempenho em saúde e esportes, com os quais estaremos em baixa forma.
  • A fadiga aparece mais cedo. Em outras palavras, você se cansaria mais rapidamente se praticasse esportes após a doação de sangue.
  • Seu corpo perdeu líquidos, e os líquidos que você ingere, trabalham para recuperar seus níveis. Evitar o exercício físico após a doação de sangue é importante para não sofrer algum tipo sério de desidratação.

Posso ou não praticar esportes depois de doar sangue?

A resposta é bem óbvia: você não deve, principalmente imediatamente, alguma horas depois de realizar a doação. De acordo com especialistas, você esperar cerca de 24 horas para fazer seu próximo treino e, idealmente, não deve ser um treino exigente. Para atletas que praticam modalidades em alta performance, é recomendável competir em alta intensidade por alguns dias ou até semanas após uma doação, dependendo das variações individuais de cada pessoa.

Tempo necessário para se recuperar: Dependendo do nosso corpo, atividade, dieta e até tipo de vida, essas fases e horários podem variar, mas, em geral, os tempos de recuperação podem variar da seguinte maneira:

  • Volume sanguíneo. É o que recupera o mais rápido. Em apenas 4 a 6 horas, retornamos ao nosso nível habitual.
  • Glóbulos brancos. Demora um pouco mais, mas a recuperação do volume de glóbulos brancos também é rápida. Cerca de 12 horas.
  • Plaquetas. Aqui começamos a desacelerar um pouco o processo. Cerca de três dias após a doação, recuperaremos nossas plaquetas.
  • Glóbulos vermelhos. Aqui está a recuperação mais recente. A recuperação dos glóbulos vermelhos pode levar até aproximadamente oito semanas.
  • Da mesma forma, a concentração de ferro também leva um pouco mais de dois meses para retornar ao nível de pré-extração.

Quantas vezes você pode doar? Homens podem doar até 4 vezes por ano e mulheres 3, com um intervalo mínimo de 2 meses entre as doações. Na doação por aférese, os intervalos são mais curtos.
Qual o peso mínimo necessário para doar? O doador deve pesar no mínimo 50 kg.
Devo comer alguma coisa depois de doar? O doador não deve doar em jejum, nem após uma alimentação copiosa (gordurosa). Deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here