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A vitamina D em tempos de isolamento social

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O isolamento social e o tempo chuvoso nos últimos dias poderão afetar bastante nossa contribuição da vitamina D para o corpo. Um micronutriente que desempenha um papel importante na saúde óssea e em outras funções biológicas do corpo. A vitamina D é tem sua relevância na absorção de cálcio que ingerimos e, portanto, no desenvolvimento de nossos ossos e em evitar a desmineralização que sofremos ao longo dos anos. A deficiência significativa dessa vitamina pode resultar no enfraquecimento dos ossos e causar fraturas ou quebras, além de aumentar o risco de doenças infecciosas.

A relação entre essa vitamina e o coronavírus está sendo estudada atualmente, mas algumas notícias são falsas. Não cura nem garante que você não contenha esse vírus. Entretanto, foi observada uma relação positiva entre um bom suprimento de vitamina D natural ou suplementada e a proteção contra doenças infecciosas. A única coisa que poderia impedir esse vírus, segundo as autoridades, seria a vacina.

A vitamina D tem efeitos imunomoduladores, ou seja, é precursora de substâncias chamadas peptídeos antimicrobianos e possui características anti-inflamatórias. Em infecções como tuberculose, a deficiência de vitamina D pode agravar a doença, mas nos estudos COVID-19 ainda estão em andamento. A ideia é ver se pode ser benéfico reduzir a inflamação produzida para ver se ela pode realmente ser útil preventivamente. Da nossa parte, igualmente, acreditamos que é importante levar em consideração essa vitamina pelo restante de suas propriedades e pelos possíveis efeitos negativos que esse déficit pode acarretar.

Mesmo se o tempo estiver ruim ou se você não tiver um jardim ou terraço, existem maneiras de aumentar sua ingestão de vitamina D.

Através dos alimentos, também recebemos vitamina D

Embora a radiação solar seja nosso maior aliado na obtenção de vitamina D, também existem alimentos que a contêm. Depende de quantos anos você tem, você já deve ter ouvido falar em óleo de fígado de bacalhau ou pode se lembrar de como seus pais o forçaram a tomá-lo (há pouco tempo). Bem, é verdade, o óleo de fígado de bacalhau é a melhor fonte de vitamina D, embora existam outras. O próprio bacalhau e outros peixes azuis são exemplos disso, assim como os ovos. Portanto, durante o confinamento, reduza o consumo de carne e opte por mais peixes e ovos para melhorar sua contribuição com essa vitamina. Além disso, o peixe oleoso contém grandes quantidades de ômega 3 que também possuem propriedades anti-inflamatórias.

Mesmo se você tiver uma ingestão adequada de cálcio, se você não fornecer vitamina D suficiente ao organismo, ela não será absorvida da mesma forma. Isso não significa que apenas a vitamina D é importante, mas também o próprio cálcio, e especialmente em mulheres que são mais propensas à perda de minerais de nossos ossos. Consuma laticínios hoje em dia, além de vegetais como brócolis, amêndoa ou soja, que também são boas fontes de cálcio.

Durante o confinamento, é importante que você continue se cuidando e coma o melhor que puder. Quando terminarmos, queremos que você continue com ossos saudáveis e forte para poder correr novamente sem problemas.

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