Início Coronavirus As competições de atletismo são retomadas na Noruega

As competições de atletismo são retomadas na Noruega

322
0

De forma gradativa, a Europa vai retornando  a prática de esportes ao ar livre. Enquanto que na Espanha, Reino Unido e Itália foram concedidas permissões para práticas de atividades esportivas (cada uma dentro de sua realidade), a Noruega avança perante estes países e realizou sua primeira corrida de 5 km.

O país escandinavo adotou um “bloqueio” muito suave, que no entanto interrompeu com êxito a pandemia de coronavírus. Ao todo, até a realização deste artigo, registravam-se 8.281 infectados, com 234 óbitos, para uma população de cerca de 5,4 milhões de habitantes.

No dia 20 de maio os esportes competitivos foram retomados e, embora em um formato reduzido, mas com atletas de classe mundial, com os irmãos Jakob e Henrik Ingebrigtsen, três títulos europeus para eles, melhoraram o recorde de distância norueguês, 13’37 “mantido por outro fenômeno” Norge, o maratonista Sondre Nordstad Moen, treinado pelo italiano Canova, ex-recordista europeu de maratona com 2h05. Além dos Ingebrigtsen, Per Svela, Narve Gilje Nordas e Zerei Kbrom Mezngi, que fizeram a primeira parte deste evento.

Para que a corrida fosse realizada, o evento foi organizada com duas voltas em uma das ciclovias que ligam os centros populacionais noruegueses e foi totalmente adaptada para cumprir as medidas sanitárias e controlar a propagação do coronavírus. Os competidores tiveram que largar em “grids”, semelhantes aos que acontecem no automobilismo e foram instruídos a não se enfileirarem um atrás do outro como forma de se aproveitar do vácuo durante a corrida. Detalhe importante, sem uso de máscaras ao longo dos cinco mil metros e com a presença de público, embora bastante abaixo dos eventos realizados antes da pandemia.

Os resultados deram a vitória e recorde norueguês para Jakob Ingebrigtsen 13’28 “, segundo lugar para seu irmão Henrik em 13’32”, terceiro na finalização Svela em 13’40 “, quarto Mezngi em 13’44” e Nordas 13’45 “. Søyland Dahle venceu a partida feminina em Viena com um tempo de 16’14 ”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here