É mais do que ciente que a corrida em grupo traz sentimentos muito positivos e ajuda a nossa evolução na corrida. É uma prática totalmente recomendada. Mas também é muito positivo, poderíamos até dizer que é quase necessário que você saia correndo às vezes sozinho .

Correr sozinho dá a você mais autoconhecimento, interno e de sua fisiologia. Você estará mais em contato com seu próprio corpo e poderá se concentrar mais no controle de ritmos ou problemas.

1. O ritmo é sempre escolhido por você. Isso é evidente. Ninguém irá definir o ritmo para você, nem para o bem nem para o mal. No treinamento solo, você define seu nível e velocidade. E você se afobar por estar em um grupo mais rápido ou ficar desmotivado, por correr ao lado de colegas mais lentos do que você pretendia correr naquele dia.

2. É bom para a sua mente. Correr em grupo gera boas sensações, tanto mental quanto fisicamente, mas correr sozinho também. Além disso, gera sensações diferentes das de correr em grupo e você deve experimentá-las: autoconhecimento, capacidade de relaxar, libertar-se do estresse, pensar e organizar seu dia, entre muitas outras.

3. Sua carreira no espaço exato da sua agenda. Às vezes é difícil encontrar o momento certo para executar. Você sabe, trabalho, família ou obrigações nos fazem ir 100% 24 horas por dia. Se você tem uma sessão individual agendada, pode fazê-lo quando necessário, não precisa se adaptar à agenda de ninguém.

4. Aumente sua confiança na corrida. Se você praticar algum treinamento de qualidade sozinho e se colocar à prova, quando estiver em uma corrida e sair de um grupo ou também for sozinho, terá mais confiança. Você já se viu antes nesses problemas e sabe que pode superá-los e a melhor maneira de fazer isso.

5. Você pode gravar o ritmo nas suas pernas. Quando você precisa fazer um teste em um ritmo determinado e muito acentuado, correr sozinho o ajudará a internalizar esse ritmo e repeti-lo na competição, quando você também estiver sozinho. A cadência dos passos ou a respiração são individuais e você pode se acostumar. Você terá maior capacidade de controle.

6. Você poderá experimentar. Em um treinamento solo, você pode fazer os testes necessários. De variações bruscas de ritmo a mudanças na maneira como você caminha ou mesmo tentando se alimentar de uma maneira ou de outra. São coisas que é melhor fazer sozinho, para não comprometer o grupo com seus experimentos.

7. Seu corpo precisa quando você está retornando de lesão. É importante que, ao tentar se recuperar de um problema físico, você não tenha pressão. Você pode sair e ainda não se sentir bem, por isso precisa desacelerar ou parar. Quando você está nesses momentos, é melhor você estar 100% no controle do seu treino.

8. Quando você precisar se colocar em novos desafios. Um treino individual é um bom momento para lembrar de suas carreiras recentes e pensar em futuras. Você poderá avaliar como se sentiu e o que deseja fazer no futuro. É importante pensar cuidadosamente sobre quais serão nossos próximos objetivos.

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