Muitos aguardam o retorno das corridas de rua. E enquanto alguns organizadores buscam soluções para a retomada, a única certeza que possuímos é que o formato dos eventos de corrida de rua que aconteciam até o dia 8 de março de 2020 não acontecerá nem tão cedo.

É verdade que em alguns estados vários organizadores se reuniram, com propósito de criar um documento a ser apresentado ao poder público e a federações com o que eles entendem ser preciso para a modalidade retornar com bem menos chance de proliferação do novo coronavírus, que causa a covid-19.

Enquanto isso, em Pernambuco, quem tomou as rédeas de formar este documento foi a própria Federação Pernambucana de Atletismo, entidade filiada a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e único órgão competente no Estado de Pernambuco, responsável pela liberação, fiscalização, normatização e execução do atletismo em todo o Estado de Pernambuco.

Embora o protocolo busque apresentar as medidas necessárias para retomada das atividades do atletismo em Pernambuco, Daniel Ricardo, presidente da FEPA, nega que se trate de uma pressão para um retorno imediato dos eventos. “Este documento é apenas um protocolo de quando for liberado, e depende da quantidade, é preciso ficar atento ao Decreto do Governador do Estado. E isto está escrito no protocolo em várias momentos, para não deixar dúvidas. A Federação não vai liberar nada enquanto a ordem não vim do governador.”, afirmou.

Como, segundo a comissão, devem ser os eventos no “novo normal”? Abaixo, pontuamos de maneira resumida os principais pontos referente a corrida de rua. Vale ressaltar que, sendo a FEPA responsável por eventos de atletismo de pista e campo, corridas de pedestrianismo em vias públicas, privadas, praias, trilhas, aventuras, montanhas, maratonas e ultramaratonas, além de cursos de atletismo, treinador e arbitragem, bem como camping e clinicas de treinamentos. Para estas atividades, sugerimos conferir o documento anexo, logo abaixo.

INSCRIÇÕES:
– Organizadores de corridas de pedestrianismo, deverão disponibilizar site de realização de inscrição, com solicitação de informações sobre o melhor tempo do atleta nos últimos 12 meses anteriores ao evento para classificar sua largada no dia do evento, por filas e diferença de ritmo de 5’ minutos para cada atleta, Exemplo (1a Fila 1 atleta com 30’ min, nos 10 km + 1 atleta com tempo de 35’ min, nos 10 km e assim sucessivamente) as filas podem serem mescladas entre masculino e feminino;
– A FEPA solicita a limitação de escritos conforme o local da corrida e a área de concentração, dividida pelo distanciamento de 2 metros entre os participantes, conforme a liberação pelo decreto e Secretária de Saúde.

QUANTO A RETIRADA DE KITS:
– A FEPA, solicita aos organizadores de corridas de pedestrianismo, que mantenham portas e janelas abertas e arejadas, evitando locais com ar condicionado, evite entrega de kits em lojas e ambientes fechados, aumente o distanciamento entre as tendas de entregas dos kits, drive-thru ou utilize o serviço de entrega na residência;

QUANTO A ARENA DA PROVA:
– A FEPA, recomenda aos organizadores de corridas de pedestrianismo, que evitem o uso de áreas kids, salas de esperas vips, o uso de stands que oferecerem amostras grátis com aglomerações, se o fizer que seja adaptados para 2 metros de distanciamentos, com marcações no solo e números reduzidos por área;
– A FEPA, orienta que os organizadores das corridas de pedestrianismo, aumentem os espaços entre as tendas na arena, garantindo fluidez na dispersão, além dos cuidados com a higienização de todas as tendas e matérias utilizados nas tendas;
– Os organizadores das corridas de pedestrianismo, deverão mapear o local da arena com marcações no chão a cada 2 metros para orientar o distanciamento entre os envolvidos no evento;
– A FEPA, orienta que os organizadores das corridas de pedestrianismo, tão logo após a chegada devam serem ofertados aos corredores locais para higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, antes de chegar nas tendas de retirada de Kit lanche com água e medalhas.

QUANTO A LARGADA DA PROVA:
– A FEPA, propõem adequação nas largadas por ondas com filas curtas além da ordenação por tempos pessoais de cada atleta com diferença em média de 5 minutos, além do horário do evento estendido e percursos único, a cada 15 dias libera eventos. Exemplo: (Eventos até 250 inscritos, com mais 15 dias libera eventos até 500 inscritos, mais 15 dias libera eventos até 1.000 inscritos, mais 15 dias Libera eventos até 2.000 inscritos, mais 15 dias libera eventos acima de 2.000 inscritos), sem respeitando o distanciamento de 2 metros por pessoa, para melhor visibilidade e orientação do participante o chão deverá receber marcação com pintura, adesivo ou cones, as largadas a cada 30’’ segundos e assim sucessivamente por filas, os números de atletas por fila será determinado pela largura do pórtico de largada e área de concentração, as filas também levarão em considerações os números proporcionais por gênero.

QUANTO AO PERCURSO:
– Os organizadores de corridas de pedestrianismo, deverão optar por uma só distância nestes tempos de combate ao COVID-19 definidos em regulamento com largadas por filas, tempo pessoal em provas oficiais, ordenar as filas tempos pessoais de 5’ minutos diferentes, por gênero, além de informar o horário diferente para fila largar.

QUANTO AO FIM DA PROVA:
– Organizadores de corridas de pedestrianismo, deverão providenciar nos modelos que necessitam realizar entregas de hidratação, kit alimentação, chips de cronometragem, deverá garantir que sejam realizadas em embalagens individuais, devidamente higienizadas e desinfetadas, com entregues de forma a não gerar aglomerações com distanciamentos inclusive com mais tendas distanciadas.

2 COMMENTS

  1. Sei que estamos todos ansiosos para que retorne as provas, mas não achei interessante esse formato. Além de perder emoção. O pelotão da frente quando saem juntos tem mas disputa.
    Quando a sexta fila for sair a corrida será encerrada para a primeira fila. Sem contar que a largada para a última fila ficará muito tarde.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here