Muita gente questiona com amigos antes de se inscrever: essa é uma boa prova? Enquete válida e apoiada. Afinal são ofertadas provas todo fim de semana em diversas cidades brasileiras (às vezes mais de uma no mesmo dia). Direcionar a verba para garantir a manutenção da coleção de medalhas é importante. Mas para onde ir?

O que analisar em uma boa prova de corrida de rua?

A avaliação de “bom” e “ruim” é muito pessoal. Mas quando se trata de corrida de rua não é tanto assim. Existe um padrão a ser exigido pelos corredores tanto por necessidade biológica como respeito à prática da atividade.

Um bom exemplo é a distribuição de água. Corrida sem água pode ser considerada imoral. Não é porque você corre que deve apoiar corrida com pouca ou ausência do líquido básico da sobrevivência humana porque a maioria (em especial os iniciantes) não conseguem.

Mas o que mais se deve exigir de uma prova de corrida de rua?

Sinalização – estamos correndo na rua e todas as curvas devem estar bem sinalizadas. O ideal é ter placas em cada quilometragem mas isso não é crucial. O importante é as curvas essenciais estarem numeradas e explicadas e com staff informando o caminho correto.

Com transporte público próximo – nem todos os percursos possuem rota de transporte público próximo mas seria o ideal. Um endereço centralizado permite mais participantes.

Estacionamento seguro – deixar o carro em um local seguro e garantir a sua integridade até o final do evento é importante. Se a mesma região possui um histórico crescente de arrombamentos de carros melhor não arriscar. A organização pode pensar nisso.

Uma data viável – corrida sexta feira pela manhã não dá, ne? A maior parte deste tipo de evento acontece no domingo pela manhã e com boa aceitação do público.

Suporte médico – todos os inscritos devem contar com assistência médica. Pode ser um posto para atendimento na chegada mas sendo o ideal uma ambulância ou carro de apoio específico para esta finalidade.

Suporte técnico durante o percurso – Muitas organizadoras colocam staffs em alguns pontos e deixam uma boa parte do trajeto abandonada. O problema disso é deixar os corredores sujeitos à assaltos e diversos transtornos durante a sua corrida. Suporte com motos é um dos modelos ideais, mas podem ser carros ou staffs andando mesmo para apoio e verificação da segurança de todos.

Pontualidade – por diversos motivos largar na hora programada é bacana. Pela manhã o sol fica cada vez mais forte. À tarde pode ficar muito frio e à noite nem sempre é seguro. A pontualidade também ajuda alguns corredores a se programarem para a volta.

Medalha legal – você paga o suficiente para ter uma linda medalha(e de bom material) para a sua coleção.

Se todos os requisitos acima forem cumpridos você está se inscrevendo em uma boa prova.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here