Início Relato de Provas Olinda Run 21k: Saiba como foi…

Olinda Run 21k: Saiba como foi…

1185
11
COMPARTILHAR

O calendário oficial de corridas de rua em Pernambuco iniciou neste domingo em Olinda com a Olinda Run 21k. Com provas de 5, 10 e 21 quilômetros, a primeira corrida de rua do ano teve sua largada na Praça do Jacaré, levando para orla olindense quase 700 corredores, mas infelizmente nem tudo transcorreu da forma que todos esperavam.

Pelo menos para nós que fazemos o Pernambuco Running há dois anos é sempre complicado falar mal de um evento ou outro, principalmente porque a essência do site é divulgar para todos os corredores as provas que acontecem em nosso estado, sejam elas provas oficiais (regulamentadas no calendário da Federação Pernambucana de Atletismo) ou não, sejam estas provas no interior ou na capital…. gratuitas, baratas ou com kits com preços exorbitantes! Neste espaço não procuramos fazer qualquer distinção entre estes eventos e quem nos acompanha sabe bem disso, a ponto de criarmos um vínculo de amizade tanto com corredores e até com alguns organizadores de provas. E claro, em toda prova que participamos, a gente sempre deixa aqui nossa opinião sobre a corrida e na Olinda Run não seria diferente.

Infelizmente neste domingo muita coisa saiu fora do script esperado por todos os corredores. A quilometragem das provas de 5, 10 e 21 quilômetros estavam longe de ser bem aferida, com quilômetros a mais para as provas de 5 e 10 km e quilômetros a menos na prova principal. O órgão de trânsito da Prefeitura de Olinda foi inexistente, algo aqui injustificável para uma prova oficial. Os mais atentos (não foi o nosso caso!) observaram que não havia ambulância durante a prova. Até aqui também não sabemos se houve kit finisher (com frutas, doce ou algo do tipo para repor energias) para os 5 e 10 quilômetros, mas para quem (como nós) correu os 21 km só havia água. E o principal ponto negativo da prova provavelmente tenha sido a ausência de água durante boa parte do percurso. Quem estava com seu cinto de hidratação ou com dinheiro durante a prova se salvou e até foram solidários com outros corredores, mas quem não estava se complicou. Segundo relatos, um dos principais motivos tenha sido o furto (podemos assim tratar) de ambulantes antes da prova iniciar. Sem staff o suficiente ficou complicado a situação…

Aqui fica uma opinião particular nossa: o percurso foi bom, a orla de Olinda é linda, deixando até uma interrogação porque não é tão utilizada nas realizações de provas oficiais. Mas independente da beleza do local, a corrida poderia ser até em Fernando de Noronha! Sem estrutura necessária, fica no final a frustração. Em um prova sendo anunciada há meses (inclusive divulgada de forma massiva por nós em nosso espaço, como fazemos com todas as corridas, vale ressaltar), deixar faltar o essencial em uma prova de longa distância acaba frustrando quem abdicou do seu tempo para treinar durante semanas, pagar sua inscrição e não ter o retorno esperado. Este não é lá um review confortável pra gente fazer, nem é algo que gostamos de escrever, mas se faz necessário, até pela credibilidade que conquistamos ao longo destes dois anos. Que os erros sirvam como exemplos para a organização da Olinda Run e também dos demais organizadores. No erro todo mundo aprende ou tem a oportunidade de aprender!

É claro que existe algo de bom nisso tudo. Diante de tantos pontos negativos, foi bacana ver e sentir a solidariedade de vários corredores durante o percurso em dividir sua hidratação. Parabéns a todos que se ajudaram, a solidariedade é uma das características mais marcantes de um corredor e deve ser sempre mantida e lembrada por aqui! E ainda mais, vale sempre aquela nossa resenha antes durante e após a corrida. No fim de tudo o que vale é a diversão e os bons momentos que a corrida nos proporciona! Correr antes de qualquer competição é uma diversão!

E vocês, participaram também? Sentiu falta de algo que aconteceu e a gente não comentou aqui? Então conta ai pra gente! Se você também participou, compartilhe aqui a sua opinião nos comentários e dê a sua nota no campo “votação do leitor”! E ainda durante a semana teremos mais um vídeo mostrando como foi a corrida lá em nosso canal do Youtube! Ainda não tá inscrito? Chega lá e se inscreve! Vai ajudar muito a gente! Tem vídeo todo toda semana! E se bobear você está em um deles!

****UPDATE****

A Olinda Run 21k veio a publico com uma nota oficial e pedidos de desculpas a todos os corredores inscritos em suas redes sociais. Para quem não conferiu, sugerimos visitar o perfil da prova e fazer a leitura na íntegra! E pra quem participou, o resultado já está disponível lá no www.corre10.com.br! 🏃💨 #perunning

Organização
Percurso
Preço
Avaliação

11 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite…..compartilho de todos os pontos negativos citados acima. Fiz 10km e os últimos 5k foram feitos sem hidratação alguma, pois nao existia, situação muito desgastante quando se corre na orla embaixo de um belíssimo sol.
    Outro ponto foi a falta de identificação dos retornos para as distâncias. Minha orientação foi o meu garmin e fiz o meu retorno de acordo com a distância percorrida e msm assim finalizei a prova com quase 11k.
    Espero q os organizadores possam melhorar esses pontos para as próximas edições.

  2. Em alguns momentos me senti treinando na orla sozinha sem staff e pelos desistentes dos 21 km. Com pace alto não consegui acompanhar ninguém e então fiquei sozinha e abandonei a prova.

    Faço de suas palavras as minhas em tudo o que faltou.

    Na verdade não bebi água em ponto algum porque mantive a velocidade baixa para conseguir finalizar os 21 km bem e desde o primeiro ponto ja passei sem água.

  3. Achei o percurso muito bom. Apenas alguns trechos em paralelepípedos, o que não comprometeu o belo percurso escolhido. A organização pré evento ficou, no meu ver, a desejar. O ponto de distribuição dos kits foi muito acanhado e a equipe pequena, apesar de estar na Jaqueira referência para os corredores. Outro ponto falho que implicou no retardo da largada: a entrega dos chips foi feito no local da largada. No meu entender uma grande mancada da organização. Isso só se faz em eventos de pequeno porte; uma corrida com as dimensões desejadas, com tantos atletas, não poderia ter cometido esse erro. O chip é para ser distribuído na entrega dos kits; o atleta já chega no local da corrida pronto para correr. Portanto, o atraso na largada, por vários motivos, foi um dos pontos negativos. Ao longo da corrida, eu e os outros que correram os 21 km, fomos penalizados pela inexistência de água nos 10 últimos km, exatamente a parte crucial até porque, faltando metade do percurso, o sol já estava castigando os corredores. No ponto de retorno, não existia nenhum fiscal da corrida ou tapete de registro eletrônico. IMPERDOÁVEL!!!!. Todos sofremos porque a hidratação é ítem fundamental da organização. Lamentável. Por fim, ao chegarmos na chegada, não tivemos as frutas tão importantes e até a água já estava sumida. Que sirva de lição para a próxima.

  4. Concordo com tudo o que foi dito, e ainda digo mais, quase fui atropelado por carro. Moro no Cabo de Santo Agostinho, sair cedinho de casa pra participar desse evento, que pena que deixou essa imagem negativa.

  5. Acredito de todas as mancadas cometidas pelos organizadores, duas foram imperdoáveis: a falta de água e a de vigilância no percusso. Corremos com veículos em nosso encalço!
    Também quase que sou atropelado, um senho que estava no calçadão, acenou para que saísse da avenida, estava com fones nos ouvidos e não escutei o carro. Lamentável!!

  6. Moro em Vitória de St Antão e saimos com um grupo de amigos(20 corredores do Grupo Vapor da Vitória) as 3:30 hs,chegamos em Olinda as 4:40 e não havia nada que indicasse o local da corrida,quando encontramos o local não havia nada pronto,comentei com os meus amigos que era impossível a largada ser iniciada as 6:00 hs, dito e feito,concordo em com os seus comentários,porém quero adicionar alguns pontos,pessímo percusso,com várias curvas, calçamento e piso desnivelado que poderiam provocar alguma contusão.Não sei se os organizadores dessa corrida são os mesmos que foram responsáveis pela Corrida Indepence Day em 07 de setembro do ano passado,essa corrida também foi muito ruim,mim recordo que chegou a faltar medalhas para os atletas,os comentário de muita gente que conheço é que não irão mais as corridas realizadas em Olinda devido a total falta de organização.

  7. Sr. se não consegue organizar um evento,contrata uma boa equipe ,mas não é responsável da parte de vocês deixar o atleta sem apoio, pessoal os atletas são vidas que estão ali por amar o pé no asfalto, não para ser desrespeitado . em fim como não tem competência por que se achou capaz de fazer um evento desse porte.

  8. Apenas para complementar os comentários. Quem promove um evento de grande amplitude tem que ser sensível às criticas. E o Guilherme Maurício acatou as reclamações e as críticas as quais, em sua maioria, têm fundamento. Parabéns por essa atitude. E para terminar, acrescento às minhas já feitas anteriormente, a falta de banheiros químicos! 02 banheiros para quase quase 1000 pessoas vai de encontro à ideia de urbanidade. Vi muitos corredores fazendo suas necessidades fisiológicas, antes da largada, lá entre as pedras da arrebentação, na praia. Felizmente, não tive necessidades deste tipo, coisa que ocorre muito antes da largada até pelo efeito emocional. Vamos lá então, a bateria de banheiros químicos deveria ter pelo menos, no mínimo, 5 masculinos e 5 femininos e, com condições de uso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here