Início Acessórios TESTAMOS! Relógio TomTom® GPS Runner

TESTAMOS! Relógio TomTom® GPS Runner

1536
1
COMPARTILHAR

TomTom GPS Runner Topo

O relógio GPS TomTom® é um relógio esportivo, que usa tecnologia GPS para acompanhar seu desempenho em corridas de rua, treinos, natação ou bicicleta dependendo da sua versão. Atualmente estão disponíveis os modelos Runner para treinos em esteira e corridas, Modelo MultiSport que vem com sensor de cadência para bicicleta, as mesmas opções do Runner e também natação. Para esses modelos existem a cinta para monitorar o batimento cardíaco do atleta que é vendido separadamente ou no conjunto relógio + monitor. Existe também o modelo Runner Cardio, MultiSport Cardio que a principal diferença entre eles é o Runner é o sensor cardio vem embutido no relógio, e o preço claro. Não vamos falar desses modelos, vamos focar no TomTom® Runner + Monitor para nosso review.

TomTom Runner

A TomTom®, líder em GPS para carros, agora entra na era fitness e lança seu relógio GPS para auxiliar as pessoas a monitorar seu desempenho em corridas e treinos. A TomTom® ganhou experiencia ao trabalhar no desenvolvimento do Nike+ SportWatch e ainda no Nexus 7 e agora aposta sozinha em sua linha de relógios GPS. Não só no relógio mais também como mostrar os resultados para o atleta, ela trabalhou no desenvolvimento do site TomTom MySports que sincroniza todas as suas atividades do relógio para o site e mostra todos os detalhes da sua atividade de forma centralizada.

O TomTom® GPS Runner têm display LCD monocromático de 1,5 polegadas e ao invés de ter os botões padrão de um relógio, a TomTom® tem um D-pad de quatro vias um pouco abaixo da tela. De lá, você controla todas as funcionalidades do relógio, exceto para ligar a luz de fundo, que é feito tocando o lado direito da tela. Pesando 50g, o Runner é mais leve do que a Nike SportWatch (63g), mas ainda mais pesado do que o Garmin Forerunner 10 (42g). Tem 11,5 milímetros de espessura e pra mim é ideal para usar como um relógio para todos os dias. É resistente a água (não é a prova d’agua) até 50m podendo realizar suas atividades na piscina sem problemas (Para modelo MultiSport). Está disponível nas cores verde, cinza e rosa de fábrica, mais você pode comprar outras cores e acessórios no site. Está equipado com acelerômetro, Bluetooth 4.0 e QuickGPSfix.

Uma das tecnologias mais importantes é a tecnologia QuickGPSfix. Em muitos relógios, o tempo para pegar sinal GPS pode chegar a 1 minuto. Com a mudança do design do aparelho, separando o receptor GPS do visor ficou claro que o tempo para estabelecer uma conexão ficou menor. Nos nossos testes o Runner levou até 12 segundos para ficar disponível para iniciar suas atividades.

TomTomMySports

O aplicativo TomTom® MySport Connect (baixar em: tomtom.com/123) cria sua conta no site TomTom® MySports durante a instalação bem como se encarrega de deixar seu aparelho sempre atualizado com as ultimas versões de firmware. Nele é possível exportar suas atividades diretamente para sites parceiros (Endomondo, RunKeeper entre outros), como exportar para formatos de arquivos suportados pelo site que você já usa com os formatos TCX, FIT e GPX. Cada um com sua característica.

No display você pode ver a distância, ritmo, calorias queimadas, tempo da atividade ou batimentos cardíacos em tempo real. No modo corrida você pode definir metas ou competir baseado em sua última corrida, quando você corre contra você mesmo, o relógio irá exibir a execução atual e execução anterior na tela. Se você definir uma meta para correr ex: 10 KM, a Runner irá exibir o progresso em uma percentagem. Os modos incluem metas (tempo, distância, ou calorias), Laps (por tempo, distância ou entrada manual), zonas (ritmo ou freqüência cardíaca), ou corrida.

O relógio armazena suas últimas 5 corridas podendo consultar no próprio relógio algumas informações básicas sobre ela, mais quando sincronizado com MySports é onde você vai ter acesso a todas as informações como mapa, ritmo e distancia total com todos os detalhes sobre a corrida. Eu particularmente utilizo o site Runtastic, exportando o arquivo GPX do aparelho e importando no site. As informações são as mesmas mais gosto mais da dashboard do Runtastic. Caso faça o sincronismo do seu Runner pelo app para celular (IOS ou Android) não será possível gerar os arquivos predefinidos no seu MySportConnect do computador. Apenas estará disponível no site MySport.

A maioria das operações são bastante intuitiva, ou pelo menos pode ser descoberto com um pouco curiosidade. Quer correr? Pressione o botão direito, selecione Run (ou treadmill), então espere até que o relógio pegue o sinal de GPS. Enquanto você espera, se você apertar o botão para baixo, você pode selecionar o seu modo de treinamento.

TomTomUSB

Um problema grave que achamos foi o conector USB do relógio, é uma base de carregamento proprietária, fora dos padrões USB que conhecemos. Então cuidado ao guardar sua base para não perder ou quebrar o cabo. Outro problema que achamos foi os tempos pré-definidos no equipamento (3mi em 25Min, 5Km em 26Min, 6mi em 50Min, a 10 KM em 50Min, ou 13,1mi em 2h) pra mim que comecei fazendo 5km em 50Min é um tempo muito puxado para iniciantes.

Fora a questão do cabo USB, só temos elogios ao relógio, leve, preciso e bonito. Os preços não são dos melhores no Brasil, estão variando de R$ 700,00 o modelo Runner sem monitor cardíaco à R$ 1.200,00 como monitor, já quem mora fora pode comprar por $170 USD o Runner e $189 USD o Runner + Cardio.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here